DUVIDAS


Meus filhos no Escotismo?
Há coisas que a gente nunca esquece principalmente das lembranças da infância. Nos dias de hoje, onde os problemas sociais parecem evidentes, acabamos limitando as opções de lazer da criança. O que fazer quando às opções se limitam a TV e ao vídeo game? E quando a rua ou alguns amigos não parece ser a melhor opção?
Talvez a prática do Escotismo seja uma boa saída! Em um ambiente fraterno e familiar, jovens de todas as idades se reúnem semanalmente para aprender e se divertir. Mas não é o mesmo aprendizado da escola onde, muitas vezes, o processo pedagógico se limita a transmissão de conteúdo e avaliações. O movimento escoteiro trabalha valores e prepara para a vida. Queremos ajudar os jovens brasileiros a serem:
Melhores para o BrasilCidadãos que tenham opinião própria para serem participativos.
Melhores para o mercado de trabalhoQue exige profissionais preparados para um mundo Global, flexíveis e que saibam trabalhar em grupo.
Melhores para a sociedadeOnde a cortesia e a ética parecem cada vez menos importantes.
Melhores para o MundoQue saibam preservar a Natureza e o planeta. Legado das futuras gerações.
Quem vai lidar com meu filho?
Por serem organizações locais, os grupos escoteiros utilizam como Recursos Adultos às pessoas de sua própria comunidade, isso já serve de referência suficiente para uma primeira avaliação sobre quem são os voluntários a serviço dos jovens.
A essa característica são adicionadas dezenas de horas de treinamento (realizados por especialistas de cada área do conhecimento) e acompanhamento (realizado através de pessoas mais experientes, os Assessores Pessoais de Formação).

Um voluntário do movimento, sem contar o acompanhamento e a prática supervisionada, não concluiu sua formação antes de uma quantidade não inferior a 100 horas de treinamento.

Como você pode observar o voluntário especializado na atuação com os jovens tem um alto comprometimento para levar atividades que, além de divertidas, são pedagogicamente desenvolvidas para atender as necessidades físicas, mentais, sentimentais, espirituais e de formação do caráter para os membros juvenis.
Afinal, o que faz o Escotismo?
Todos conhecem escoteiros, mas o escotismo como movimento de formação dos jovens, na realidade ainda é pouco conhecido.
O que vemos, por exemplo, nos dias de hoje, constituir-se numa das maiores preocupações em nossa comunidade? Não é desenvolver o espírito comunitário e a integração social? Isto sempre foi o programa do escotismo, um Movimento sem preconceitos de cor, classe, raça ou credo, desenvolvendo a fraternidade habituando o jovem à boa ação e promovendo o espírito de cooperação com a comunidade.

Desenvolver um sadio civismo? O escotismo é a vanguarda da educação cívica, como escola de preparação para a cidadania ativa.
A população está preparada para a defesa civil ou socorro quando em situações de emergência? É exatamente isso que o escotismo sempre ensinou, através de atividades e especialidades. Aprender nós, pioneirias, cozinha, sinalização, morse, leitura de mapas, primeiros socorros, orientação pela bússola e estrelas, serviço comunitário etc, são coisas que escoteiros sempre fizeram.

As empresas estão procurando líderes, homens de iniciativa e empregados leais, ativos, honestos, não é? Pois é isso que o escotismo, há 100 anos está lhes fornecendo!
O que falta é a divulgação maciça do que o Movimento Escoteiro faz pelo jovem, para que todos conheçam este movimento como ele realmente é. O escotismo procura dar ao jovem um padrão de conduta, preparando-o moralmente e provendo-o de recursos para ser um cidadão útil à comunidade, ciente de seus deveres e as obrigações.

A responsabilidade de criar condições mais favoráveis para um futuro melhor cabe a todos nós. Não seria justo desfrutar do esforço de outras pessoas, apenas aplaudindo o trabalho já realizado, ou criticando sem nada fazer. Os escoteiros são jovens preparados para servir voluntariamente, e aqueles que os conhecem sabem o quanto eles fazem.

O Movimento Escoteiro é atual e atuante, procurando dar ao jovem a formação ideal, preparando-o para ser um bom cidadão.
Vejamos alguns componentes do Escotismo:
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
Proporcionar o desenvolvimento mental e físico do jovem, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, práticas especiais, excursões e acampamentos.
DESENVOLVIMENTO MORAL
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, a Pátria e o Próximo.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
Uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas de progressão. Como cozinha,  nós, natação e salvamento, regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, etc... E também pelas Insígnias de Especialidades, que desenvolvem a vocação de cada um dos jovens.
ARTE MATEIRA E CAMPISMO
A saúde, o autodomínio, a coragem, o sentimento de camaradagem e uma profunda apreciação da obra de Deus são desenvolvidas pela vida ao ar livre e o estudo da natureza. O campismo é a parte integrante do sistema pedagógico escoteiro.
A LEI DO ESCOTEIRO
O cumprimento de um valiosíssimo Código de Honra pelas máximas da Lei Escoteira, que estimulam rapazes e moças a serem cidadãos honrados, leais, úteis, amigos, bondosos, obedientes, alegres, econômicos e limpos de corpo e alma.
TRABALHO EM EQUIPE
A partir do momento que o jovem ingressa no movimento, ele integra uma equipe, que é chamada de patrulha, quando então, desenvolverá hábitos e qualidades de disciplina, tão importantes para o sucesso dos trabalhos. Ele sempre terá uma função (secretário, tesoureiro, almoxarife, etc.). É no trabalho em equipe que o jovem se desenvolve individualmente, com responsabilidade, adquirindo autoconfiança.
O MÉTODO
O sucesso do escotismo está baseado no seu método próprio, que vai ao encontro dos anseios normais do jovem, proporcionando maneiras atraentes de realizar suas aspirações, orientando-as ao mesmo tempo, para finalidades socialmente úteis por meio de jogos e costumes, tradições, trabalhos manuais, exploração, excursões e acampamentos, entre outros.
O UNIFORME
O uniforme, o grupo, a equipe, a patrulha e a tropa servem para a conservação da unidade da harmonia e do ritmo do espírito que os jovens buscam.
ESPÍRITO INTERNACIONAL
Espírito Internacional ou a amizade internacional. O movimento destaca em seu programa aquilo que os rapazes das diferentes nações do mundo têm em comum: a igualdade dos ideais, pondo em prática meios adequados ao seu alcance sem se preocuparem com raças, crenças e castas. Da sua influência no desenvolvimento da "boa vontade" sobre os homens.
Escotismo é Recreação?
Sim e não. Na verdade é muito mais do que simples recreação. É diversão com objetivos educacionais.
Só existem Escoteiros no Brasil?
Não! O movimento existe a mais de 90 anos, tendo chegado aqui apenas dois anos após o seu início na Inglaterra. O movimento escoteiro pode ser definido como o maior movimento de jovens mundial com presença em mais de 216 países e territórios.
Escoteiros são Militares?
Não! Não existe nenhum vínculo entre o movimento e qualquer força armada. O Movimento não é uma força para-militar ou pré-militar, não preparamos os jovens para seguir carreira militar.
Alguns grupos escoteiros realizam suas atividades em Batalhões das forças armadas, mas o envolvimento se limita apenas ao local de atividade.
A que igreja esta ligada os Escoteiros?
Nenhuma! O movimento não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica, mas valoriza a o desenvolvimento espiritual de seus membros como um compromisso para buscar um valor espiritual de vida além do mundo material.
Quem pode participar?
Escotismo é aberto a todos, sem discriminação de raça, credo, origem, condição social, física ou mental. Seguindo o propósito, os princípios e método concebidos por seu fundador, o inglês, Lorde Robert Baden-Powell.
A partir de que idade se entra no grupo?
A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos, se a criança já está em processo de alfabetização a entrada é admissível com 6 anos e meio.
Só meninos podem ser Escoteiros?
Não, as meninas também participam. Meninos e meninas, rapazes e moças trabalham juntos no desenvolvimento das tarefas e atividades.
Eles são divididos de alguma forma?
Sim, são divididos em Seções por faixa etária:

07 aos 10 anos       Lobinhos e Lobinhas
11 aos 14 anos       Escoteiros e Escoteiras
15 aos 17 anos       Seniores e Guias
18 aos 21 anos       Pioneiros e Pioneiras
Os Escoteiros ajudam a Comunidade?
Os escoteiros participam atendendo necessidades reais. Os escoteiros são envolvidos em um número vasto de assuntos que encontram nas comunidades onde vivem. Escoteiros trabalham com outros grupos da comunidade para alcançar objetivos mútuos. Eles trabalham com amigos, outras Ong's, líderes de comunidade e outras organizações.

Muitos trabalham em projetos de cooperação bilateral entre escoteiros e comunidades específicas, grandes empresas e projetos especiais. Este aspecto do escotismo desenvolve uma cidadania atuante e responsável.
Colocar meu filho não compromete seu tempo de estudo?
As atividades escoteiras não interrompem de modo algum suas atividades habituais (horas de trabalho nos escritórios, oficinas e escola), na verdade as atividades desenvolvem-se principalmente nas horas livres do jovem.
Escotismo pode interferir nos estudos?
O Escotismo é uma pratica para as horas livres do jovem, portanto não deve interferir em seu dia-a-dia acadêmico. Porém, a dedicação aos Estudos é uma obrigação do Escoteiro e o grupo incentiva o jovem a ter um bom desempenho escolar.
Os adultos podem participar?
Sim! O direcionamento do movimento é para os jovens, mas os adultos são imprescindíveis na aplicação do programa escoteiro.
Os adultos também se beneficiam à medida que têm uma chance de, voluntariamente, ajudarem crianças e jovens. Um modo para melhorar a compreensão entre gerações, adquirir novos conhecimentos e experiências que, certamente, somam muito ao desenvolvimento pessoal de cada um. O ingresso, bem como a permanência no Movimento é inteiramente voluntária.
Os pais também podem participar das atividades acompanhando passeios ou auxiliando como instrutores de assuntos que dominem.
Quem custeia o Escotismo?
Os Grupos Escoteiros tem diversas formas de custeio. Recebe doações de empresas ou entidades patrocinadoras ou, na ausência delas, recolhe contribuições dos pais na forma de mensalidades.
É uma contribuição nada proibitiva uma vez que é destinada apenas para a compra de materiais de uso nas atividades e demais gastos operacionais.
O material individual é de responsabilidade de cada membro, mas os materiais de uso coletivo, barracas, equipamentos de segurança,... São de responsabilidade do Grupo sendo adquiridos através das receitas do grupo.
Quando são feitas atividades fora da sede (acampamentos, excursões, etc.), principalmente quando envolvem custos de alimentação ou transporte, os custos são rateados entre os participantes.
Meu filho é obrigado a participar dos Acampamentos?
Não, nenhuma atividade escoteira é obrigatória. A participação do jovem em qualquer atividade e sua presença no grupo deve ser voluntária. Porém, o apoio dos pais e a assiduidade nas atividades no grupo são fundamentais para o pleno desenvolvimento do jovem.
Qual a classe social dos integrantes do grupo?
São membros do grupo jovens de todas as classes sociais, o grupo valoriza esta diversidade uma vez que os jovens devem entender e respeitar as diferenças sociais.
Estou interessado, o que faço?
Que bom que você se interessou. Agora que você conhece um pouco mais do escotismo que acha de conhecer um Grupo Escoteiro? Convide seu filho para ir também. Assim, enquanto ele participa de uma atividade você pode conversar com os Chefes Escoteiros (os adultos que cuidam dos Grupos).















Semáfora
Desde o início de sua história o homem sempre buscou se comunicar e transmitir suas mensagens de maneira confiável e rápida. Os estafetas e mensageiros, a pé ou a cavalo, foram durante muito tempo a única forma disponível de comunicação à distância, embora lentos e sujeitos a "acidentes de percurso"...
A semáfora é um sistema óptico de sinalização baseado nas diversas posições que duas bandeirolas coloridas podem assumir quando empunhadas pelo transmissor. Na terminologia semafórica, cada caractere (que pode ser uma letra, um numeral ou um sinal de serviço) é representado por uma posição diferente das bandeirolas, formando, assim, um alfabeto próprio.
A semáfora é a técnica de transmissão mais barata que podemos praticar em nossas atividades. Com muito pouco dinheiro compra-se todo o material necessário para a confecção das bandeirolas. Ao contrário das torres de rádio, não há necessidade de manutenção nem de preocupação com a vida útil do equipamento e as restrições regulamentares e legislação são inexistentes! O único inconveniente da utilização da semáfora está no fato que ela é impraticável à noite!
As Bandeirolas
O único material necessário para a prática da semáfora consiste de um par de bandeirolas para cada posto de transmissão. E essas podem ser facilmente confeccionadas por sua patrulha.
As bandeirolas são tradicionalmente quadradas, divididas diagonalmente em dois triângulos coloridos.
As cores devem sempre contrastar com a cor predominante da natureza atrás do posto transmissor. Por isso é que a combinação de cores preferida são vermelho e branco, vermelho e amarelo, e preto e amarelo. Tradicionalmente a cor mais escura (vermelho ou preto) fica junto ao cabo.
O tamanho das bandeirolas deve permitir que elas sejam visíveis de longe (entre 300 e 500m pelo menos) contanto que não sejam grandes demais que cheguem a atrapalhar. Uma bandeirola de 50 cm é considerada de bom tamanho.   As bandeirolas são normalmente feitas de pano e enroladas no cabo para transporte. Acontece que em situações de pouco vento as bandeirolas não são bem visíveis. Assim, costuma-se fazer também "bandeirolas duras": basta utilizar uma vareta na transversal do cabo.
A Técnica
Para praticar a semáfora, é preciso constituir equipes de transmissão (ou "postos de transmissão"), compostas de 2 ou 3 pessoas O "transmissor", responsável pela codificação dos sinais. É quem maneja as bandeirolas.
O "receptor", que decodifica a mensagem sendo recebida de outra equipe de transmissão. Deve ter sempre um binóculo à mão!
O "gravador" ou "secretário", responsável pelo registro das mensagens recebidas e das transmitidas também.
O transmissor e o receptor podem ser a mesma pessoa.
O papel do gravador durante a transmissão deve ser o de ler, letra por letra, o conteúdo da mensagem. Assim o transmissor não deve se preocupar em memorizar o texto, apenas transmitir cada letra. Antes de começar a transmissão os postos devem estabelecer suas posições de tal forma a serem facilmente vistos um pelo outro.
Não esqueça que o fundo é muito importante para uma boa visualização. Escolha sempre um posicionamento que faça o maior contraste possível. Para facilitar, comece chamando a atenção, fazendo o sinal abaixo:
Atenção - para iniciar a seção de comunicação
Uma vez identificados os postos, é comum (e às vezes necessário) fazer-se um "ajuste fino" das estações de transmissão. Para isso utiliza-se naturalmente, as bandeirolas para transmitir sinais de serviço. Veja alguns deles:
Desloque-se para a direita (DD)
Desloque-se para a esquerda (EE)
Venha para mais perto (PP)
Vá para mais longe (LL)
OK, Nós estamos prontos (K)
Recebido e entendido (R)
Enquanto você estiver aprendendo os sinais (ou caso o colega da estação receptora seja também um novato), você deve fazer o sinal de "pronto" ou de "espaço" entre cada caractere. À medida que você for ficando mais à vontade com as bandeirolas, poderá usar o sinal de espaço apenas entre as palavras.
Espaço - Para separar cada letra, durante a aprendizagem. Depois, só use para separar palavras.
A Aprendizagem
A única maneira de se aprender bem a semáfora é visualizar, visualizar e visualizar! Duas palavras podem resumir a técnica de aprendizagem:memorização e treinamento. Fora isso, você pode escolher algumas técnicas alternativas de memorização:

- Comece aprendendo ciclo por ciclo (A-G, H-N, O-S, etc.).
- Aprenda os sinais opostos (A e G, I e X, N e U, etc.).
- Memorize as letras mais freqüentes primeiro (E, T, A, O, I, N, S, R, L, D...) e forme o máximo de palavras a cada nova letra
Mas nunca use um espelho para aprender! Você vai memorizar tudo ao contrário. A semáfora tem a característica de se ter de aprender a transmitir e também a receber. São dois alfabetos diferentes. Aquele que você transmite é o oposto daquele que você recebe -- mas o espelho mostra o inverso. A melhor forma de praticar é com um amigo.
ALFABETO SEMAFÓRICO:

A ou 1

B ou 2

C ou 3

D ou 4

E ou 5

F ou 6

G ou 7

H ou 8

I ou 9

J ou 0

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

ESQUEMA PARA TREINAMENTO E MEMORIZAÇÃO.

Feito por Maurício Moises da Silva - Reg. UEB Nº 235.516-7

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