REGIMENTO INTERNO


 Regulamento interno do 37º Grupo Escoteiro Suzano/SP

Tem o presente instrumento, o objetivo de regulamentar os procedimentos internos deste Grupo Escoteiro.
Gerais:
01 – As atividades de sede serão realizadas todos os sábados, com inicio as das 13h30min  e termino até 16h30min horas com a cerimônia de hasteamento e arreamento das bandeiras. O elemento que chegar atrasado deve dirigir-se aos mastros das bandeiras e fazer a saudação escoteira independente ao seu Ramo antes de ir para a sua Seção.
02 – Todo 1º sábado do mês temos a nossa abertura geral com o hino Nacional, solicitamos a todas as seções que procurem evitar atividades externa no 1º sábado.
03 – O membro juvenil recebe o lenço do Grupo na ocasião de sua investidura, mediante o pagamento da taxa da promessa no valor de R$ 30,00 (referente a lenço + distintivos) nos demais assuntos o lenço será vendido a R$ 20,00 cada.
04 –  Não e permitido aos escotistas fumar junto dos jovens, fica expressamente proibido aos elementos juvenis menores de 18 anos, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas nas dependências do Grupo, independente de estarem acompanhados dos pais ou responsáveis.
05 – Pedem-se aos jovens a manutenção de conduta digna em seus relacionamentos amorosos nas dependências do Grupo.
06 – Quaisquer membros juvenis ou escotistas, ou da Diretoria que se ausentarem por 3 (três) atividades seguidas sem comunicação prévia, poderão ser desligados do Grupo.
07 – A freqüência mínima de 75% é indispensável para a concessão dos Distintivos Especiais, ou estrelinha de ano de atividade a todos os membros do Grupo.
08 – Quaisquer danos causados à Sede ou material do Patrimônio do Grupo, por seus membros ou pessoas sob sua responsabilidade, deverão ser ressarcidos pelo responsável no prazo maximo de 7 dias.
09 -  O uniforme deverá ser usado completo, limpo e passado, se incompleto o mesmo deve ser tirado.
10 – A responsabilidade pela ordem e limpeza das seções cabe aos que a utilizem. As áreas comuns têm a responsabilidade de todos. - A área da sede de cada seção e da responsabilidade dos escotistas da seção, antes de ir embora verifiquem tudo, janelas com cadeados, luzes apagadas, material pessoal dos jovens, restos de comida, material guardado, porta da seção fechada, etc., tudo antes dos escotistas saírem devem ser deixados em ordem
11 – Reclamações e sugestões de qualquer natureza deverão ser encaminhadas à Diretoria,  por escrito, para serem analisadas na Reunião mensal, e a todos será dado ciência da(s) decisão(ões) tomadas.
12 – O material da seção é de responsabilidade dos escotistas da seção, deve estar todo identificado, em bom estado de conservação, pronto para uso. Material perdido será reposto pelos responsáveis. O uso do material do grupo é somente para atividades escoteiras do nosso grupo. E proibido emprestar qualquer tipo de material para uso próprio ou a terceiros. Cada seção deve manter lista de todo seu material.
13 – As inscrições em nosso Grupo estão abertas a todos  jovens com mais de 7anos e menos de 21anos, respeitando os critérios de existência de vagas, capacidade física e mental de acompanhar o desenvolvimento do programa escoteiro e atitude social, de convivência e de aceitação das regras, de acordo com os padrões do escotismo. Toda a inscrição no grupo só pode ser feita pelos pais ou responsáveis legais.
14 – Jovens e adultos com distúrbios sociais (drogas, bebidas, problemas morais e de comportamento na sociedade) deverão ser afastados durante o tratamento. O Grupo representa um movimento de formação pelo exemplo e o critério do maior bem para a maioria deverá ser utilizado.
15 – A admissão de adultos fica a critério da Diretoria ouvindo a Chefia da Seção. Preenchimento da ficha de admissão, assim como o acordo mutuo e, passar por um prazo de experiência de no mínimo 6 (seis) meses e ser aprovado pela comissão de ética do G.E.
16 – Para admissão de Chefes que vierem de outro Grupo, passará pela mesma burocracia do item (15) acima, acrescentando uma carta de referência do Grupo onde esteve Registrado, contendo sua disciplina, postura e outros, que será avaliada, pelo Diretor Presidente, Diretor Técnico e os Mestres do Clã Pioneiro.
17 – Cada Chefe, adulto voluntário possui designações específicas, devendo se abster as suas funções, não podendo intervir ou opinar em outras seções, a não ser que seja solicitado.
18 - Os escotistas, A Diretoria  e o Diretor técnico reúnem-se uma vez por mês, entre o  1ª e 3ª  sábado do mês, pontualmente nesse dia de reunião as atividades serão encerradas as 16h30. As seções devem se reunir  no mínimo a cada 15 (quinze) dias para o planejamento das atividades, sendo o ideal, semanalmente. Um escotista de cada seção deve participar das reuniões de distrito.   
19 - Todo escotista que pedir afastamento, demissão ou outros deve ser por escrito endereçado a Diretoria.         
20 - Todas as atividades escoteiras fora da Sede, somente serão autorizadas pelo Diretor Presidente, mediante apresentação da autorização em duas vias com no mínimo 15 dias de antecedência ao evento.
21 – Para toda atividade ser autorizada ao Ramo Lobo e Escoteiro deverá  ser convocada uma reunião com os pais, com no mínimo 2 (duas) semanas de antecedência, com a finalidade de coletar assinaturas nas autorizações e passar informações do evento. Ou que seja entregue as autorizações com esse tempo hábil.
22 - As solicitações de material  para a seção deve ser por escrito com no mínimo 15 dias de antecedência, as assinaturas de certificados e autorizações serão encaminhadas  ao  Diretor Presidente.
23 – Antes de pedir autorização de saída deverão estar providenciadas a verificação  do local, meio de transporte.
24 – A participação dos jovens nas atividades externas,  fica vinculada ao registro anual da UEB e às obrigações com as mensalidades em dia.
25 – Após o retorno da atividade, as Seções têm até 7 (sete) dias para ter todo o material limpo, conferido pelo Diretor Técnico e providenciar consertos e reposições. As barracas deverão ser abertas no dia do retorno da atividade fora da sede, conforme manual de utilização que acompanha o material.
26 – Em todo acampamento não será permitido que se ultrapassem o campo de outra seção a não ser que jovens e adultos sejam convidados.
27 – O cancelamento de uma atividade deverá ser solicitado pelo escotista responsável pela seção a Diretoria,  com tempo hábil para avisar aos pais e membros juvenis.
28 – Quaisquer compras ou gastos autorizadas por quem de direito deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de nota fiscal ou recibo discriminando, para prestação de contas ou reembolso.
29 – Todas as atividades do Grupo devem ser acompanhadas de relatório.
30 – Todos os membros juvenis pagam taxa de mensalidades
31 – Pagamentos de Cursos será por conta do escotista.
32- As fichas 120 devem ser atualizadas semanalmente pelo escotista responsável pela sua seção.
33 - O escotista responsável de uma seção só pode sair da sede com seus jovens para atividades levando consigo os seguintes documentos: Autorização do Diretor presidente, autorização dos pais em modelo próprio do grupo e ficha medica atualizada.
34 – todos os jovens  que fizerem sua inscrição no G.E. tem o prazo  de 90 dias p/ providenciar o uniforme tendo o  mesmo prazo p/ fazer seu Registro na UEB.
35 – havendo necessidade poderá ser solicitado ao GE. A colaboração de Pioneiros como “staf” para eventos distritais.
36 – o grupo passará a arcar com os custos dos distintivos de especialidades, progressão e atividades UEB. Desde que o jovem esteja em dia com as mensalidades.
Das aplicações disciplinares
01 – Só serão aplicadas medidas disciplinares após tentativas de conversas, advertências e pedido de apoio dos pais, etc.
02 – Medidas extremas como advertência, suspensão e expulsão só poderão ser tomadas de comum acordo entre Diretoria os Mestres Pioneiros e Chefia da Seção.
Exemplo:
01 – Ramo Lobo – caso avaliado pela Chefia; Ramo Escoteiro e Sênior – avaliado pela Chefia e Corte de Honra; Ramo Pioneiro – avaliado pelo Mestre Pioneiro e Conselho de Clã. A decisão final deverá ser de comum acordo com a Diretoria.
02 – Escotistas e Dirigentes devem ser em primeira instância avaliada pela comissão de ética. Com a avaliação e sugestão da comissão de ética a diretoria deve aplicar as medidas disciplinares de acordo com a norma UEB. e se necessário tomar medidas de acordo com o Código Civil Brasileiro.
 Este regulamento interno foi elaborado pela  Diretoria e escotistas para o funcionamento do Grupo Escoteiro Suzano.
Esperamos de todos a colaboração para o aperfeiçoamento constante deste documento.
A alteração deste documento só e possível com a aprovação da Diretoria e anuência dos escotistas do GE.

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