Regulamento
interno do 37º Grupo Escoteiro Suzano/SP
Tem o presente instrumento, o objetivo de regulamentar os
procedimentos internos deste Grupo Escoteiro.
Gerais:
01 – As atividades de sede serão
realizadas todos os sábados, com inicio as das 13h30min e termino até 16h30min
horas com a cerimônia de hasteamento e arreamento das bandeiras. O elemento que
chegar atrasado deve dirigir-se aos mastros das bandeiras e fazer a saudação
escoteira independente ao seu Ramo antes de ir para a sua Seção.
02 – Todo 1º sábado do mês temos a
nossa abertura geral com o hino Nacional, solicitamos a todas as seções que
procurem evitar atividades externa no 1º sábado.
03 – O membro juvenil recebe o lenço
do Grupo na ocasião de sua investidura, mediante o pagamento da taxa da
promessa no valor de R$ 30,00 (referente a lenço + distintivos) nos demais
assuntos o lenço será vendido a R$ 20,00 cada.
04 – Não e permitido aos
escotistas fumar junto dos jovens, fica expressamente proibido aos elementos
juvenis menores de 18 anos, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas nas
dependências do Grupo, independente de estarem acompanhados dos pais ou
responsáveis.
05 – Pedem-se aos jovens a
manutenção de conduta digna em seus relacionamentos amorosos nas dependências
do Grupo.
06 – Quaisquer membros juvenis ou
escotistas, ou da Diretoria que se ausentarem por 3 (três) atividades seguidas
sem comunicação prévia, poderão ser desligados do Grupo.
07 – A freqüência mínima de 75% é
indispensável para a concessão dos Distintivos Especiais, ou estrelinha de ano
de atividade a todos os membros do Grupo.
08 – Quaisquer danos causados à Sede
ou material do Patrimônio do Grupo, por seus membros ou pessoas sob sua
responsabilidade, deverão ser ressarcidos pelo responsável no prazo maximo de 7
dias.
09 - O uniforme deverá ser usado completo, limpo e
passado, se incompleto o mesmo deve ser tirado.
10 – A responsabilidade pela ordem e
limpeza das seções cabe aos que a utilizem. As áreas comuns têm a
responsabilidade de todos. - A área da sede de cada seção e da responsabilidade
dos escotistas da seção, antes de ir embora verifiquem tudo, janelas com
cadeados, luzes apagadas, material pessoal dos jovens, restos de comida,
material guardado, porta da seção fechada, etc., tudo antes dos escotistas
saírem devem ser deixados em ordem
11 – Reclamações e sugestões de
qualquer natureza deverão ser encaminhadas à Diretoria, por escrito, para
serem analisadas na Reunião mensal, e a todos será dado ciência da(s)
decisão(ões) tomadas.
12 – O material da seção é de responsabilidade
dos escotistas da seção, deve estar todo identificado, em bom estado de
conservação, pronto para uso. Material perdido será reposto pelos responsáveis.
O uso do material do grupo é somente para atividades escoteiras do nosso grupo.
E proibido emprestar qualquer tipo de material para uso próprio ou a terceiros.
Cada seção deve manter lista de todo seu material.
13 – As inscrições em nosso Grupo
estão abertas a todos jovens com mais de 7anos e menos de 21anos,
respeitando os critérios de existência de vagas, capacidade física e mental de
acompanhar o desenvolvimento do programa escoteiro e atitude social, de
convivência e de aceitação das regras, de acordo com os padrões do escotismo.
Toda a inscrição no grupo só pode ser feita pelos pais ou responsáveis
legais.
14 – Jovens e adultos com distúrbios
sociais (drogas, bebidas, problemas morais e de comportamento na sociedade)
deverão ser afastados durante o tratamento. O Grupo representa um movimento de
formação pelo exemplo e o critério do maior bem para a maioria deverá ser
utilizado.
15 – A admissão de adultos fica a
critério da Diretoria ouvindo a Chefia da Seção. Preenchimento da ficha de admissão,
assim como o acordo mutuo e, passar por um prazo de experiência de no mínimo 6
(seis) meses e ser aprovado pela comissão de ética do G.E.
16 – Para admissão
de Chefes que vierem de outro Grupo, passará pela mesma burocracia do item (15)
acima, acrescentando uma carta de referência do Grupo onde esteve Registrado,
contendo sua disciplina, postura e outros, que será avaliada, pelo Diretor
Presidente, Diretor Técnico e os Mestres do Clã Pioneiro.
17 – Cada Chefe,
adulto voluntário possui designações específicas, devendo se abster as suas
funções, não podendo intervir ou opinar em outras seções, a não ser que seja
solicitado.
18 - Os escotistas, A Diretoria e o Diretor técnico reúnem-se uma vez por mês,
entre o 1ª e 3ª sábado do mês, pontualmente nesse dia de
reunião as atividades serão encerradas as 16h30. As seções devem se reunir no mínimo a cada 15 (quinze) dias para o
planejamento das atividades, sendo o ideal, semanalmente. Um escotista de cada
seção deve participar das reuniões de distrito.
19 - Todo escotista que pedir
afastamento, demissão ou outros deve ser por escrito endereçado a Diretoria.
20 - Todas
as atividades escoteiras fora da Sede, somente serão autorizadas pelo Diretor
Presidente, mediante apresentação da autorização em duas vias com no mínimo 15
dias de antecedência ao evento.
21 – Para
toda atividade ser autorizada ao Ramo Lobo e Escoteiro deverá ser convocada
uma reunião com os pais, com no mínimo 2 (duas) semanas de antecedência, com a
finalidade de coletar assinaturas nas autorizações e passar informações do
evento. Ou que seja entregue as autorizações com esse tempo hábil.
22 - As solicitações de
material para a seção deve ser por escrito com no mínimo 15 dias de
antecedência, as assinaturas de certificados e autorizações serão encaminhadas ao Diretor Presidente.
23 – Antes de pedir autorização de
saída deverão estar providenciadas a verificação do local, meio de transporte.
24 – A participação dos jovens nas
atividades externas, fica vinculada ao
registro anual da UEB e às obrigações com as mensalidades em dia.
25 – Após o retorno da atividade, as
Seções têm até 7 (sete) dias para ter todo o material limpo, conferido pelo
Diretor Técnico e providenciar consertos e reposições. As barracas deverão ser
abertas no dia do retorno da atividade fora da sede, conforme manual de
utilização que acompanha o material.
26 – Em todo
acampamento não será permitido que se ultrapassem o campo de outra seção a não
ser que jovens e adultos sejam convidados.
27 – O cancelamento de uma atividade
deverá ser solicitado pelo escotista responsável pela seção a Diretoria,
com tempo hábil para avisar aos pais e membros juvenis.
28 – Quaisquer compras ou gastos
autorizadas por quem de direito deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de
nota fiscal ou recibo discriminando, para prestação de contas ou reembolso.
29 – Todas as atividades do Grupo devem
ser acompanhadas de relatório.
30 – Todos os membros juvenis pagam
taxa de mensalidades
31 – Pagamentos de Cursos será por
conta do escotista.
32- As
fichas 120 devem ser atualizadas semanalmente pelo escotista responsável pela
sua seção.
33 - O escotista responsável de uma
seção só pode sair da sede com seus jovens para atividades levando consigo os
seguintes documentos: Autorização do Diretor presidente, autorização dos pais
em modelo próprio do grupo e ficha medica atualizada.
34 – todos
os jovens que fizerem sua inscrição no
G.E. tem o prazo de 90 dias p/
providenciar o uniforme tendo o mesmo
prazo p/ fazer seu Registro na UEB.
35 –
havendo necessidade poderá ser solicitado ao GE. A colaboração de Pioneiros
como “staf” para eventos distritais.
36 – o grupo passará a arcar com os custos dos distintivos de
especialidades, progressão e atividades UEB. Desde que o jovem esteja em dia
com as mensalidades.
Das aplicações disciplinares
01 – Só serão aplicadas medidas
disciplinares após tentativas de
conversas, advertências e pedido
de apoio dos pais, etc.
02 – Medidas extremas como
advertência, suspensão e expulsão só poderão ser tomadas de comum acordo entre
Diretoria os Mestres Pioneiros e Chefia da Seção.
Exemplo:
01 – Ramo Lobo – caso avaliado pela
Chefia; Ramo Escoteiro e Sênior – avaliado pela Chefia e Corte de Honra; Ramo
Pioneiro – avaliado pelo Mestre Pioneiro e Conselho de Clã. A decisão final
deverá ser de comum acordo com a Diretoria.
02 – Escotistas e Dirigentes devem
ser em primeira instância avaliada pela comissão de ética. Com a avaliação e
sugestão da comissão de ética a diretoria deve aplicar as medidas disciplinares
de acordo com a norma UEB. e se necessário tomar medidas de acordo com o Código
Civil Brasileiro.
Este regulamento interno foi elaborado pela Diretoria
e escotistas para o funcionamento do Grupo Escoteiro Suzano.
Esperamos de todos a colaboração para o aperfeiçoamento constante
deste documento.
A alteração deste documento só e possível com a aprovação da
Diretoria e anuência dos escotistas do GE.
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