http://www.escoteiros.org.br/arquivos/programa/ramo_senior_em_acao_2010.pdf
Política de Proteção Infantil
Bullying - O Que Todos Devem Saber no Grupo Escoteiro
Guia do Aguadeiro
Proteção da Criança e do Adolescente - Manual Para Pais
SABADO DIA 03/11
Visitanto nossos antepassados, em busca do castelo perdido.
07h00 saída da sede, 08h00 chegada em Bertioga; 08h15 visita ao Forte de Bertioga; 09h15 lanche; 09h30 travessa de balsa sentido Guarujá; 09h45 inicio da caminhada sentido ruínas do forte; 10h00 estacionamento nas ruínas do antigo forte e casa de guardas de Bertioga; 11h00 caminhada sentido farol, 13h00 chegada ao farol; 13h15 montagem de rancho para refeição, churrasco mateiro; 14h00 descanso e vista live ao farol; 15h00 retorno à balsa; 16h30 balsa; 16h45 porto de Bertioga; 17h00 embarque sentido Suzano; 19h00 encerramento na Sede 37 GESuzano.
Observação as patrulhas deverão organizar os lanches e o almoço, efetuar previsão e provisão, bem como os Monitores instruir seus elementos a levar o cabo solteiro, bussola, cantil e caixa de primeiros socorros e o mosquetão; as patrulha deverão ainda levar uma corda de pelo menos 20 metros,
Usar calça jeans, tenis confortável, beber bastante liquido e se preparar para as aventuras.
custo R$ 30,00.
Ramo Sênior
Insígnia de Modalidade: Correia de Mateiro, Insígnia Naval e Insígnia Aeronauta
A Insignia de Modadelidade é concedida ao Sênior pela Diretoria do Grupo, por proposta dos Chefes da Seção, após ter sido recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa, que possuir os seguintes itens:
- Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e;
- 8 ou mais Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada a sua Modalidade (Básica, Mar e Ar) essas três no Nível 3.
Observação: Para saber mais sobre cada Insígnias de Modalidade consulte a Regra 157 nas página 56 e 57 do POR, referente aos distintivos especiais.
Cordão Dourado
O Cordão Dourado é concedido ao Sênior pela Diretoria do Grupo, por proposta dos chefes da Seção, após ter sido recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa e que possuir os seguintes itens:
- Correia de Mateiro e que completar 12 ou mais Especialidades, dentre as quais sendo obrigatórias as de Cozinheiro e Acampador no Nível 3.
Escoteiro da Pátria
O Processo deve ser aprovado pela Diretoria do seu Grupo, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional (UEB).
Ao Sênior recomendado pelos Chefes e pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir os seguintes itens:
- Cordão Dourado;
- Que possuir pelo menos uma Especialidade em cada Ramo de Conhecimento;
- Pelo menos 4 Especialidades do Ramo de Conhecimentos “Serviços” todas no Nível 3;
- E participar de um PROJETO, sozinho, com sua patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
- cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por
uma comunidade diferente da sua;
- que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização,
execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pelo Chefe
de Tropa;
- cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;
- que seja aprovado pela Assembléia de sua Tropa,
- cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas;
- que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
São Prioridades do Milênio:
Objetivo 1 • Erradicar a extrema pobreza e a fome;
Objetivo 2 • Atingir o ensino básico universal;
Objetivo 3 • Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
Objetivo 4 • Reduzir a mortalidade na infância;
Objetivo 5 • Melhorar a saúde materna;
Objetivo 6 • Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
Objetivo 7 • Garantir a sustentabilidade ambiental;
Objetivo 8 • Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar a Insígnia de B-P ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Pioneiro.
Dica: Comece fazendo as especialidades que são obrigatórias em nível 3: Excursões, Primeiros Socorros, Cozinheiro e Acampador. Depois faça pelo menos uma Especialidade de cada Ramo de Conhecimento, sendo a de “Serviço” no nível 3. Com isso você já somará 9 Especialidades e terá direito a Correia de Mateiro. Depois faça mais três especialidades do Ramo de Conhecimento “Serviço” e já somará 12 Especialidades e terá direito ao Cordão Dourado. Depois é só pensar no seu projeto.
Lembrando que para receber Correia de Mateiro, além das Especialidades você vai precisar da Insígnia Mundial de Conservacionismo.
Para Refletir: O projeto para Escoteiro da Pátria é uma boa oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos na elaboração de projetos. Tente ler, pesquisar, saber ao máximo sobre elaboração de projetos, tendo em vista que no ramo seguinte, e Ramo Pioneiro, as ações são todas voltadas para projetos. Se possível, peça ajuda de um Pioneiro.
Lembrando: Se alguma coisa não ficou muito clara, se ficou alguma dúvida ou para maiores informações, consulte a Regra 157 do P.O.R. ou procure seu chefe de Seção.
Pioneirias
Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.
Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneirias sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete. Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneiria, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneiria e a limpeza do local.
Criada a necessidade de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneirias é assunto da auto-educação porque da formação e proporciona uma abundancia de satisfações.
A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para opróprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.
Clique nos links abaixo para ver exemplos e sugestões de pioneirias
6º Artigo da Lei Escoteira:
O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
Por ser bom para os animais e as plantas, o escoteiro protege a vida e a natureza.
A vida é um fenômeno extraordinário, surpreendente e único.
A vida é o espaço e o tempo de nossos sonhos, nossas esperanças, nossas paixões e nossos esforços.
A vida é o começo de nossa história e nossa história é o encontro com a vida. O ser humano é chamado a respeitar a vida.
A vida é o espaço e o tempo de nossos sonhos, nossas esperanças, nossas paixões e nossos esforços.
A vida é o começo de nossa história e nossa história é o encontro com a vida. O ser humano é chamado a respeitar a vida.
Ser bom para os animais e as plantas é respeitar e proteger a vida. É, também, tomar consciência da relação que existe entre o homem e as demais espécies animais e vegetais.
É respeitar a natureza e se comprometer ativamente com a integridade do meio ambiente, entendendo que o desenvolvimento sustentável exige pessoas que se preocupem com o futuro e que estejam dispostas a assumir uma atitude solidária com o destino da humanidade e de outras espécies que convivem no ecossistema mundial.
É respeitar a natureza e se comprometer ativamente com a integridade do meio ambiente, entendendo que o desenvolvimento sustentável exige pessoas que se preocupem com o futuro e que estejam dispostas a assumir uma atitude solidária com o destino da humanidade e de outras espécies que convivem no ecossistema mundial.
Para os Escoteiros, a proteção da vida é parte da Lei e é um reflexo dos princípios que nos guiam.
Comprometemos-nos a amar a Deus, criador da vida, e a servir aos nossos semelhantes, fazendo deste mundo lindo e maravilhoso em que vivemos, um lugar melhor para todos, os que agora o habitam e os que o habitarão no futuro.
TUDO PELA ECOLOGIA!
Comprometemos-nos a amar a Deus, criador da vida, e a servir aos nossos semelhantes, fazendo deste mundo lindo e maravilhoso em que vivemos, um lugar melhor para todos, os que agora o habitam e os que o habitarão no futuro.
TUDO PELA ECOLOGIA!
Feito por Maurício Moises da Silva - Reg. UEB Nº 235.516-7
feliz dia do Chefe escoteiro, aquele que doa de si em prol de uma justa e perfeita causa.
ResponderExcluirMuito obrigado re retribuo os parabens, sempr disposto a fazer o melhor possivel. SAPS.
Excluirparabéns ha tds do grupo belo trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigada Helena Maia. SAPS.
Excluir